Proteja-se da Fumaça: Dicas Rápidas para Não Sofrer com as Queimadas
Chegou a novidade que os fãs de futebol mais impacientes estavam esperando. A Premier League, a principal liga de futebol do Reino Unido, está prestes a abandonar o VAR como o conhecemos. Em vez de depender das câmeras tradicionais para decidir sobre impedimentos, a liga vai usar uma tecnologia que combina iPhones e inteligência artificial para tornar as decisões mais rápidas e precisas.
Essa inovação vem da empresa Genius Sports, que está trazendo a “Tecnologia de Impedimento Semi-Assistida” (ou SAOT, na sigla em inglês). Essa tecnologia cria imagens 3D super detalhadas de cada jogador em campo, ajudando os árbitros a determinar exatamente onde a linha de impedimento está em cada lance. E tudo isso usando um monte de iPhones, em vez das antigas câmeras 4K.
Imagem ilustra a diferença entre “centro de massa”, “esqueleto” e a tecnologia da Genius — Foto: Genius Sports/Divulgação
Segundo Matt Fleckenstein, diretor de produto da Genius, a escolha dos iPhones foi uma maneira de economizar e facilitar o desenvolvimento de software. Eles vão usar entre 24 e 28 iPhones — principalmente modelos iPhone 15 Pro — para cobrir todo o campo. Esses dispositivos vão capturar milhares de pontos de dados que, depois, serão processados por algoritmos de inteligência artificial para criar uma imagem detalhada de cada jogador, até mesmo as pontas dos dedos!
Com essa quantidade absurda de informações, o sistema pode determinar a posição exata dos jogadores em relação à bola e aos adversários, tudo em tempo real e com alta precisão. A expectativa é que essa tecnologia seja muito mais precisa do que o VAR atual, que usa bem menos pontos de dados para criar uma imagem dos jogadores em campo.
Essa revolução tecnológica deve chegar à Premier League antes do final deste ano. Fique de olho, porque o futebol nunca mais será o mesmo!
Fonte: Epocanegocios